PÁGINA INICIAL

 

 

O Brasão da Cidade

 

 

                 O Brasão de Piranga possui símbolos que representam a história e as características do município. Os dois pendões de milho que circulam o coração representam a lavoura, uma das principais fontes de economia do local juntamente com a agropecuária, representada pela cabeça de gado localizada ao lado esquerdo do coração. A história do município é representada pela pepita de ouro ao lado direito, que lembra a riqueza local que fazia parte de uma das principais regiões auríferas do país. A cata do ouro era feita no leito do Rio Piranga, representado no brasão abaixo das montanhas. O Guará, pássaro ao centro do brasão, é típico da região e é a origem do primeiro nome do município “Guarapiranga”. O Coração simboliza o calor humano e a afetividade que é característica marcante de todos os Piranguense. A Torre sobre o coração que lembra Piranga como uma fortaleza na luta pela liberdade e formação de Minas.

 

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Piranga

 

 

Projeto de Alteração do Brasão da Cidade.

 

Autor: Marco de Nilo

Desenho e Arte: Álvaro Baeta e Gute

 

Apresentamos abaixo o novo brasão da cidade, em projeto elaborado pelo Sr. Marco de Nilo, um brasão moderno e coerente com a realidade e datas da cidade.  

  • Em 1694, numa planície elevada, começaram a edificação de uma capela com evocação à Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 08 de dezembro de 1695, dando início ao arraial.

  • Em 1841, exatamente no dia 1º de Abril, pela lei de 202, o Governo instalado em Ouro Preto, eleva-se o Arraial à categoria de vila e município. Naquela época a Freguesia do Guarapiranga possuía 12 distritos.      

  • Em 1870, no dia 10 de outubro elevou Piranga à categoria de cidade.

Página desenvolvida e mantida por Thiago Dias Neves sem nenhum vínculo com órgão Municipal, Estadual ou Federal, tendo como objetivo único e exclusivo de divulgar e preservar a cultura local.

© Copyright - www.piranga.com.br - Todos os direitos reservados - 2002 - 2013