PÁGINA INICIAL

 

 

Curiosidades

 

  • Piranga parece ser a paróquia mais antiga da Zona da Mata, criada em 1694, numa planície elevada, começaram a edificação de uma capela com evocação à Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 08 de dezembro de 1695, dando início ao arraial. Em torno da primeira capela já se fazia enterramento. Essa capela deu lugar à matriz, cujo frontispício é de 1758, transição da segunda para a terceira fase do barroco mineiro. Essa igreja foi demolida em 1966, na gestão do arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. A igreja do Rosário de Piranga, embora haja registro de sua presença desde 1762, ela parece ser mais recente, quarta fase do barroco mineiro. 

 

  • O Santuário do Bom Jesus de Santo Antonio do Pirapetinga  traz uma curiosidade do barroco mineiro. As sineiras laterais emendam-se com as sacristias. Uma porta central e quatro janelas com vergas curvas em bico; guarda-corpo de madeira; edificação da Quarta fase do barroco mineiro. 

 

  • Fato histórico importante na região foi o combate decisivo da Guerra dos Emboabas e a partir deste combate, os ânimos foram esfriando, tendo a intervenção do Governador Federal e a criação das Províncias de São Paulo e Minas Gerais.

 

  • Na Segunda Guerra Mundial, nossos pracinhas (12) tiveram uma brilhante participação, principalmente o Sargento Santana, 1º telegrafista morto nos campos de combate fora do país.

 

  • Por decreto do Rei Dom João V, no dia 16 de Fevereiro de 1718, foi instituído as cincos primeiras paróquias das Minas Gerais e, a Paróquia de Guarapiranga, estava entre elas.

 

  • Em 1709, no conflito bélico que aconteceu na região das Minas, que ficou conhecido como a Guerra dos Emboabas, em Minas Gerais. Naquela época, era o Capitão-mor de Guarapiranga Rafael da Silva e Souza, que combateu e infligiu uma derrota total e sem piedade às forças dos Emboabas, na região do Bacalhau, levando para este local o terrível combate, evitando assim que se realizasse no Arraial de Guarapiranga, temendo a sua destruição.

 

  • A ave Guará-piranga habitou a região de Piranga, sendo a partir do seu nome uma das origens do nome Piranga para a Cidade.

 

  • O Ramal de Mercês (linha ferroviária) foi aberto em 1911 ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont) a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade de Mercês. O seu nome original era Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até Piranga, ligando o ramal a partir dai ao ramal de Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969.

 

  • Nasceu nas das fazendas históricas da região de Pinheiros Altos, na região de ouro fino, o 1º Governador Republicano da Província de Minas Gerais, o Doutor Cezário Alvim.

 

  • A Gripe Espanhola atingiu a região de Piranga nos anos de 1918 a 1919

 

Página desenvolvida e mantida por Thiago Dias Neves sem nenhum vínculo com órgão Municipal, Estadual ou Federal, tendo como objetivo único e exclusivo de divulgar e preservar a cultura local.

© Copyright - www.piranga.com.br - Todos os direitos reservados - 2002 - 2013