PÁGINA INICIAL

 

 

Os Personagens Populares Piranguenses

 

 

Coronel João Amaro Maciel Parente

O Fundador do Arraial de Guarapiranga

 

            O Coronel João Amaro Maciel Parente, era filho do mestre-de-campo Estevão Ribeiro Baião Parente e de D. Maria Antunes , natural de São Paulo, tendo acompanhado o seu pai em seu cargo de governador das armas da conquista da Bahia. Em 1692 veio para a região de Guarapiranga, sendo a sua base de operação e a sua fazenda ficava a beira do Rio Guará Piranga, pouco abaixo do Arraial, hoje cidade de Piranga. Naquele tempo, possuía onze escravos da Guiné e mais sete peças dos índios Carijós.

 

O Capitão Rafael da Silva e Souza

Capitão Mor de Guarapiranga

 

             Em 1709, no conflito bélico que aconteceu na região das Minas, que ficou conhecido como a guerra dos Emboabas, em Minas Gerais. Naquela época , era o Capitão-mor de Guarapiranga  Rafael da Silva e Souza, que combateu e infligiu uma derrota total e sem piedade às forças dos Emboabas, na região do Bacalhau, levando para este local o terrível combate, evitando assim que se realizasse no Arraial de Guarapiranga, temendo a sua destruição.

 

Mestre Piranga

O Santeiro Anônimo de Guará Piranga 

 

            Conhecido em nossos dias apenas pelo nome da cidade onde viveu, Mestre Piranga, o santeiro anônimo do século XVIII, considerado por colecionadores e artistas, estudiosos, como uma grande figura na arte sacra das Minas Gerais.

            A maior parte de suas obras estão em poder de colecionadores particulares.

            Quem é este Mestre Piranga?

            Mestre Piranga não é artista, mas a obra........

            Nascido através de sua arte e já feito Mestre Piranga, nós o batizamos, honra seja feita à cidade, base imigratória da maioria de suas obras.

            Uma observação do estudioso Eriksen, confirma que as características principal de sua assinatura eram os olhos desnivelados, ou uma retração da pálpebra inferior direita no artista, sendo que nos olhos de suas obras, lá está, a verdadeira assinatura do Mestre Piranga.

 

O Coronel José Ildefonso da Silva

O Senhor de Todas as Terras

 

            O Coronel José Ildefonso da Silva, nasceu aos 29 de Junho de 1862, na fazenda do sertão, região do Mata Onça, filho do Sr. José Amaro Ferreira Maciel  e de Antônia Carneiro Vidigal, no município de Piranga.

            Ainda criança seu pai o levou para estudar no Seminário de Caraça, município de Santa Bárbara. Regressando à Piranga, assumiu a profissão de comerciante e fazendeiro. Casou-se com D. Regina Regina de Aguiar Tiveram quinze filhos. Ingressou na vida política como vereador e posteriormente foi presidente da Câmara Municipal. Conseguiu do Governo Federal de Minas Gerais financiamento para criar uma Escola Estadual, hoje Escola Estadual Coronel José Ildefonso. Ele doou uma área de sua propriedade na Vila do Carmo , para construção de casas para população carente.  

 

Coronel Amantino Maciel

O que Combateu um Bom Combate

 

            É este um homem , providencialmente lembrado, a quem Piranga deve tudo o que é. Coronel Amantino Ferreira Maciel, nasceu em Piranga , aos 25 de Agosto de 1877, filho de José Álvaro Ferreira Maciel e de D. Antônia Vidigal Maciel, casado com D. Regina de Aguiar Maciel. Faleceu-se aos 26 de Abril de 1957, em Belo Horizonte, vejamos algumas de suas obras:

·          Reconstrução da estrada Piranga - Mariana

·          Construção do Fórum Local

·          Estrada de Automóvel , ligando Piranga ao distrito de Porto Firme

·          Demanda da Estrada de Ferro Leopoldina em Viçosa, etc.

             Foi um lutador incansável que não conheceu pausas. O trabalho, o cumprimento do dever , o temor a Deus, foram o Lema e Rumo de sua Longa e abençoada existência. Combateu um bom combate. Tombou como um Justo.

Fonte: Personagens Populares Piranguenses - 5 Parte -

O Jovem e os Varões Ilustres da Nossa Terra – Marcus de Nilo

 

Página desenvolvida e mantida por Thiago Dias Neves sem nenhum vínculo com órgão Municipal, Estadual ou Federal, tendo como objetivo único e exclusivo de divulgar e preservar a cultura local.

© Copyright - www.piranga.com.br - Todos os direitos reservados - 2002 - 2013